Como escolher o seu sofá!

Olá gente, que tal falarmos sobre algo que parece ser simples, mas não é bem assim? Para mim, sofá é uma das coisas mais difíceis de se escolher. Afinal é necessário equilibrar algumas variáveis: conforto x preço x beleza x tamanho.
Sofá é uma peça  cara e uma das que ocupam mais espaço em uma casa, então é muito frustrante perceber que a gente errou na escolha.
Para que isto não aconteça, seguem algumas dicas pra te ajudar com esta decisão.

 

Untitled-1

 

1. Estude suas necessidades
Escolher um sofá para uma casa com crianças, por exemplo, é diferente de escolher um sofá para ficar em uma sala de TV. Tenha em mente quem irá utilizar o móvel e, a partir disso, as particularidades: você precisa de uma peça grande, para abrigar todo mundo ou valoriza mais uma peça fácil de limpar, por exemplo?
E faça um test drive. Vá à loja, experimente o sofá, e dê-se tempo para pensar. Teste todos os estilos diferentes de uma maneira que você usaria um sofá em casa (ver tv ou receber visita?).

2. Conheça seu ambiente
As cores e formas dos móveis irão criar todo o ar da casa. Se a sua sala é pequena, por exemplo, o ideal é escolher um sofá compacto, que se alinhe com o tamanho. A cor também pode ser mais clara, para ter a sensação de ampliação do ambiente. Uma sala maior já comporta sofás igualmente maiores, como os que têm formato em “L” ou os modelos com chaise.

3. Preocupe-se com o espaço
Meça o tamanho da parede. Seu sofá novo não pode ser maior que ela, e se você quiser uma mesinha lateral, desconte também essa medida. É importante saber isso antes de ir às compras.

4.Pense na durabilidade
Uma estrutura reforçada, uma espuma consistente e molas bem alocadas são itens indispensáveis para a peça não se tornar descartável. Se você tem crianças e animais, por exemplo, e sabe que o sofá costuma sujar facilmente, opte por aqueles que os encostos e assentos são soltos, facilitando a limpeza. Se o sofá irá ficar perto de uma janela, é o caso de pensar se um sofá de tecido sintético vale a pena, já que ele resseca mais facilmente, acabando por rasgar.

5.Não esqueça da décor
A aparência também conta – e muito – na hora de escolher um sofá novo para a casa. Normalmente os tons neutros são os mais usados, já que torna a peça atemporal e mais fácil de combinar com qualquer outra cor. Mas, se você gostaria de ter um móvel grande e mais chamativo, como os sofás vermelhos, azuis e roxos, que estão sempre em alta nos designs mais modernos, aposte sem medo! Nesse caso o ideal é tornar as cores ao redor dele mais suaves, com almofadas e tapetes neutros, por exemplo.

6. Pense no Design
Que tal experimentar novas opções de estilos e designs de móveis para a sua sala? De repente um sofá retrô em um ambiente com uma decoração mais estilosa e moderna? Ou então um sofá mais rústico e praiano para um ambiente externo, por exemplo? Não se prenda somente ao tradicional. Inspire-se e torne a sua decoração única e mais do que isso, a sua cara!

Beijos,

2 Respostas para “Como escolher o seu sofá!”

  1. Haus Decoração

    LIndas dicas. Adoramos 🙂

    Responder
  2. Haus Decoração

    Se quiser conhecer a gente, ficaremos felizes: http://www.hausdecoracao.com.br

    Responder

Deixar uma Resposta